As Três Marias: Padilha, Mulambo e Quitéria (Conhecimentos da Religiosidade Brasileira)

Por Zezinho França Do Kabilah

Sobre o livro

Neste segundo livro da série “Conhecimentos da Religiosidade Brasileira”, o professor Paulo de Castro e Souza se vê envolvido com caso que chocou o país e se manteve nas manchetes de todos os noticiários por três anos.

Uma vez afamado por suas incursões e descobertas sobre a figura mística de Zé Pelintra, contada no primeiro livro desta coleção, acaba por se ver às voltas com mais uma saga investigativa. Onde, desta vez acaba sendo incluído como detetive e vítima.

É neste contexto que o nosso desbravador é convidado a contribuir num estudo científico para entender um caso ocorrido em 1979, que teve desdobramentos até 1983, onde um homem foi assassinado a tiros por uma mulher a mando de uma suposta pomba-gira Maria Padilha.

Um caso que tomou aspectos de ficção, quando dos interrogatórios da tal médium, que nada sabia. Fazendo com que, Maria Padilha incorporasse e ela, sim, a entidade prestasse os depoimentos sobre o assassinato.

Este caso foi emblemático, pois pela primeira e talvez a única vez, uma entidade mística e religiosa passava a ter o seu depoimento relevante, e quase inocentou a sua médium. É em meio a este caso que o professor Paulo vai ao encontro desta manifestação tão contundente e tão pouco estudada.

Mesmo porque, estava sendo vítima de um trabalho encomendado por uma amante a Maria Quitéria, outra das nossas personagens. E por isto vê o seu noivado ser abalado, ferido de modo mortal. E será com Maria Mulambo que a sua enfermidade delicada será resolvida.

Neste momento é que Paulo se vê às voltas com a necessidade de conhecer a origem do poder e atuação destas entidades.

Vai conhecer o enredo da vida terrena de Maria Quitéria e seu punhal, a jovem cigana portuguesa assassinada por vingança, e a doce Maria Mulambo, condenada à sarjeta por escolher viver um grande amor.

Neste momento descobre também que todas estas manifestações partem do mesmo lugar, Pernambuco, onde as duas jovens viveram e construíram a sua história imortalizada nas manifestações de culto afrodescendente.

E de onde também partem as chamadas feiticeiras invocadoras do espírito de Maria Padilha, magia trazida da Europa por mulheres degradas ou fugindo da Inquisição.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores