Black Soul e ”Samba de raiz”: Convergências e Divergências do Movimento Negro no Rio de Janeiro (1975–1985)

Por Iris Agatha

Sobre o livro

Este livro é um convite à reflexão sobre o ativismo de duas correntes do Movimento Negro: a Black Soul e o “Samba de Raiz” durante a ditadura militar.

Tempo de intensa censura, violência e vigilância policial em que a contestação ao racismo era considerada crime, pois o Estado impunha o mito da democracia racial.

A Black Soul reunia milhões de jovens em seus bailes com o objetivo, segundo seus idealizadores, da conscientização sobre a evolução individual, visando ao progresso do coletivo. Em paralelo, os postulantes do “samba de raiz”, contrapondo-se à midiatização do samba, fundaram a Quilombo.

A perspectiva também era o cultivo da autoestima individual pela prosperidade grupal do afro-brasileiro.

Enquanto os jovens da Black Soul estavam atentos aos protestos dos Panteras Negras, ao movimento Black Power e à musicalidade (soul music) produzidos nos Estados Unidos, o “samba de raiz” se firmava nas práticas ancestrais africanas, particularmente o samba.

Este trabalho investigou os impedimentos à união das duas correntes em torno de seus propósitos.

Nesse intento, o estudo evocou a memória comum; a análise dos discursos em palavras, gestos e músicas; a cultura como plataforma para lutas políticas e defesa de posicionamentos do segmento afrodescendente na sociedade brasileira.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores