A Era dos Grandes Equívocos: Mão–de–prosa

Por Elomar Figueira Mello

Sobre o livro

Ao longo de uma discussão bem urdida, em “A Era dos Grandes Equívocos”, Elomar Figueira Mello cria um ambiente ficcional para tratar de assuntos polêmicos que envolveram decididamente os rumos que tomou o Século XX.

O tom acre e o chão árido, do que se convencionou chamar de “ensaio”, dão lugar a uma trama marcada pelo antagonismo que, ao mesmo tempo em que se apresenta num discurso polêmico, é cercada por uma aura poética no uso de metáforas que tecem belas imagens, além do desabrochar incessante e fluido de uma gama de neologismos.

E, como que contrariando a norma padrão do uso da língua, parece implantar, poeticamente, uma nova gramática, num discurso e retórica que lhes são peculiares.

A história se passa numa espécie de taberna, onde estão reunidos três homens, de diferentes formações: um antropólogo, um poeta e um intelectual engajado, que dialogam e tecem reflexões fundamentadas sobre três eixos: político-econômico, técnico-científico e estético-espiritual a respeito do Século XX.

O autor lança mão da ficção para pôr em xeque teorias sagradas e consagradas na e pela Academia, como que descortinando um imenso e denso véu, apresentando-nos novos cenários no campo filosófico, levantando proposições intrigantes como “Avança a Sociedade: para onde?”, a não lógica Aristotélica, a falsa exatidão da Matemática, o mito de Maiakovski, o “Estudar Para Quê?”.

Urde, com o fio sinuoso e tênue da poesia, temas nunca dantes discutidos, como a diferença semântica, sutil e traiçoeira, entre os verbetes bonito, belo, formoso e lindo, chegando até a sublimação ao nos apresentar “Deus: o Poeta”.

Rossane Nascimento

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores