Mostra Científica: desafios e possibilidades para o princípio da educação pela pesquisa
Por Aline HossemSobre o livro
Esta obra é produto de um estudo que teve como proposta discutir o tema Mostras Científicas e seus impactos para a produção da pesquisa no ambiente escolar.
O movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS a partir da década de 1970 marca as discussões sobre a necessidade de popularizar a ciência para um melhor acesso ao entendimento e posicionamento nas questões sociais.
As Mostras Científicas surgem como espaço propício à socialização do conhecimento científico produzido nas instituições de ensino e pesquisa.
Tem sido um importante instrumento para viabilizar o desenvolvimento da cultura científica e contribuir para despertar o interesse dos educandos nas atividades de pesquisa no ambiente escolar. O primeiro capítulo aborda aspectos relacionados a estrutura e objetivos do estudo.
O segundo capítulo traz um breve levantamento da trajetória histórica das feiras de ciências no Brasil e na região da aplicação do estudo, Teófilo Otoni-MG.
O terceiro capítulo discute os Projetos de Feiras de Ciências – PFCs como oportunidade de desenvolver a educação pela pesquisa e o protagonismo do educando.
O capítulo quarto descreve o método da pesquisa, que fez uma abordagem qualitativa quantitativa para realizar uma análise descritiva explicativa dos PFCs através de um estudo de campo. O quinto capítulo discute o resultado do estudo revelado em três categorias por meio da Análise Textual Discursiva.
O sexto e último capítulo apresenta os resultados e considerações sobre o estudo.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores













