A Metaficção e o Metateatro na obra A Gaivota, de Anton Tchekhov
Por Julio CorrêaSobre o livro
Julio Corrêa procura analisar o ponto de vista adotado por Anton Tchekhov na obra A Gaivota, com o intuito de levantar algumas discussões sobre a narrativa dramática e os seus elementos no âm¬bito dos Estudos Literários.
O autor busca explorar e desvendar as questões metaficcionais e metateatrais dentro da peça teatral, abordando a dupla função da ficção, investigando e convidando o leitor à reflexão.
De modo a enriquecer e ampliar o horizonte da análise, este ensaio aponta para a presença da intertextualidade (emulação), diálogo constante entre os textos, que é um dos traços mais marcantes da escrita contemporânea.
O ensaísta levanta a hi¬pótese de que seria possível perceber a perspectiva do personagem por meio do método de análise ativa, de Constantin Stanislavski.
Além disso, pretende evidenciar a relevância do simbolismo que permeia o texto tchekhoviano, escrito num período de transição artística e cultural pelo qual a Rússia passava no final do século XIX.
Todas essas abordagens contribuem para uma compreensão mais profunda da narrativa A Gaivota, uma obra considerada um marco no teatro moderno.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores













