A Gestão Colaborativa no INSS: avaliação de desempenho da experiência do Seguro Defeso
Por Luiz Henrique Alonso de AndradeSobre o livro
A gestão colaborativa na prestação de serviços públicos, tendência nos novos movimentos da Nova Governança Pública (New Public Governance), é prescrita pela academia de gestão e políticas públicas como alternativa, tanto à prestação exclusivamente estatal, quanto à terceirização e privatização de serviços públicos.
Entretanto, poucos estudos até o momento avaliaram empiricamente os resultados destas práticas para os usuários dos serviços públicos.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) colocou à prova o conceito quando instituiu sua política de gestão colaborativa com as colônias, associações e sindicatos de pescadores no processamento do Seguro Defeso, em 2016.
O sucesso da política para a eficiência das atividades do instituto foi atestado nos anos seguintes, sendo determinante para a expansão do programa de transformação digital.
Ferramentas sob medida para a prestação dos serviços do INSS com a colaboração de outros parceiros institucionais foram disponibilizadas – prefeituras, empresas, seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil e sindicatos passaram a efetivamente receber requerimentos de benefícios e remetê-los de forma eletrônica às centrais de análise do INSS.
O autor participou ativamente no desenho e na implementação dessas políticas –porém, entendeu ser necessária a avaliação de seus impactos na experiência do maior interessado: o cidadão.
É de se esperar que a inserção de novos atores nos mecanismos de prestação de serviços públicos relevantes, como aqueles prestados pelo INSS, afete de forma significativa o caminho do cidadão até a concretização de seus direitos.
Assim, este estudo testa a hipótese de que a gestão colaborativa no acesso a benefícios sociais pode promover ganhos de desempenho sob a perspectiva de seus destinatários.
Para tanto, o cenário de teste foi o processamento de requerimentos de Seguro Defeso, no sul da Bahia, entre 2015 e 2016, cenário onde a implementação da política não foi homogênea – ideal para o emprego do método de diferenças-em- diferenças, comparando indicadores referentes aos pescadores atendidos de forma convencional e àqueles atendidos por meio da gestão colaborativa.
Os resultados são interpretados e complementados por entrevistas com gestores do INSS e representantes de pescadores da região.
Como resultado, são verificados ganhos significativos de desempenho nas dimensões da efetividade e da equidade, entretanto são apontadas restrições e possibilidades para o desenvolvimento da política.
Dissertação apresentada ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) para a obtenção do título de Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento. Defendida em 07 de março de 2018.
Salve esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Baixar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitoresAmostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro A Gestão Colaborativa no INSS: avaliação de desempenho da experiência do Seguro Defeso, escrito por Luiz Henrique Alonso de Andrade. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.













