Políticas de educação em tempo integral no Brasil e ampliação da jornada escolar no contexto internacional
Por Cláudia da Mota Darós ParenteSobre o livro
O livro é resultado de um processo de síntese, revisão, ampliação e análise de minha trajetória acadêmico-investigativa pesquisando políticas de educação em tempo integral no Brasil e estratégias de organização e ampliação da jornada escolar no contexto internacional.
Está organizado em quatro capítulos. Primeiramente, a partir de um processo de desconstrução da jornada escolar – definida como construção sócio-histórica e cultural – são caracterizados seus elementos constitutivos e seus vínculos com a educação integral.
O segundo capítulo descreve experiências brasileiras de ampliação da jornada escolar ao longo do século XX e início do século XXI, sistematiza aspectos político-legais e apresenta um panorama atual da educação em tempo integral no Brasil.
O terceiro capítulo, com base no referencial teórico-metodológico da educação comparada, caracteriza a ampliação da jornada escolar e da oferta de atividades extracurriculares no cenário internacional e ilustra políticas de países europeus e latino-americanos.
Por fim, à luz do referencial teórico das políticas públicas, o quarto capítulo apresenta exercícios e constructos para a análise de políticas de educação em tempo integral no Brasil e de ampliação da jornada escolar no contexto internacional.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores




