Casa das Gerações: Orfanato e Casa de Repouso Integradas em Vila para Idosos: Mapas Conceituais Utópicos

Por Daniel Cardoso Tavares

Sobre o livro

Mapas conceituais são ótimas fontes de aprendizado e memorização de conteúdos complexos. Diferentemente dos mapas mentais, eles não possuem muitas cores ou imagens, focando nas relações entre conceitos, com cada ligação sendo feita por meio de verbos.

Seu modelo, idealizado por Joseph Novak nos anos 1970, permite profunda compreensão sobre temas complexos e apresentação simplificada, voltada para a aprendizagem.

Os mapas conceituais utópicos têm a finalidade de trazer sugestões ou inspirações para novos sistemas políticos, sociais, econômicos, culturais, etc.

Não existe qualquer fundamentação acadêmica ou mesmo empírica sustentando tais ideias, porém elas tenderão a sincronizar com, em maior ou menor grau, substituindo ou complementando, aquelas apresentadas no livro “Socialismo Cooperativista e Democracia Direta no Brasil: Um Modelo de Constituição Socialista Revolucionária e Democrática”.

Ou seja: são sugestões a serem aplicadas idealmente em um sistema socialista real (pós extinção da mais-valia).

O objetivo deste trabalho especulativo é dividido em três objetivos menores: a) dar maior dignidade aos idosos em geral por meio de ambiente especialmente preparado para facilitar sua vida e dar suporte avançado às suas necessidades, na forma de uma comunidade (Vila) especialmente planejada para eles e seus familiares e cuidadores mais próximos; b) prover aos idosos em situação de abandono familiar ou que precisam de cuidados mais intensos um ambiente ainda mais favorável na forma de um novo modelo de casa de repouso que seja menos confinativo, mais livre e integrado tanto com a comunidade quanto com grupos de jovens que possam lhes prestar apoio direto, seja em termos físicos como emocionais; c) dar apoio a órfãos, de diferentes origens (tragédias com morte, abandono, fuga de casa, etc.) para que, além de terem um ambiente seguro e saudável para seu desenvolvimento físico e psíquico, tenham a possibilidade de “adotarem” um novo familiar idoso, que passará a lhes fornecer o apoio de um familiar que eles tanto precisam, ao mesmo tempo em que esses órfãos são colocados na condição de serem também, em algum grau, cuidadores.

Em suma: idosos e órfãos cuidarão uns dos outros, dando aos idosos novos laços similares aos familiares e aos órfãos a possibilidade de escolherem avós adotivos temporários (ou não, de acordo com os procedimentos legais e a vontade de ambas as partes).

Tudo isso em uma Vila especial que os integrará em uma comunidade maior, mas ainda assim em espaço com uma minicidade planejada para atender às necessidades dos idosos.

As questões a serem respondidas como perguntas focais são:

  1. PERGUNTA FOCAL: Qual a visão geral da Casa das Gerações (Orfanato e Casa de Repouso)?
  2. PERGUNTA FOCAL: Como funciona a Vila de Saúde do Idoso?
  3. PERGUNTA FOCAL: Qual o padrão arquitetônico das Vilas de Saúde dos Idosos?
  4. PERGUNTA FOCAL: Qual o padrão de acomodação no orfanato da Casa das Gerações?
  5. PERGUNTA FOCAL: Qual o padrão de acomodação dos idosos da Casa das Gerações?
  6. PERGUNTA FOCAL: Qual o padrão de educação do orfanato das Gerações?
  7. PERGUNTA FOCAL: Como se dá a alimentação dos órfãos e idosos?
  8. PERGUNTA FOCAL: Quem trabalha com/para os cuidados dos órfãos?
  9. PERGUNTA FOCAL: Quem trabalha com/para os cuidados dos idosos?
  10. PERGUNTA FOCAL: Quais as fontes de recursos da Casa das Gerações?
  11. PERGUNTA FOCAL: Como se dá a gestão política e administrativa da Casa das Gerações?

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores