Soo Ornitorrinco

Por Rogerlando Cavalcante

Sobre o livro

“Sou poeta do óbvio e do simples – um ovo

Ensimesmado na palavra, estouro” (…)

O inseto mais famoso da literatura é Gregor Samsa, do conto A Metamorfose, de Kafka: o humano quando se estranha, se transforma ou, transformado se estranha. Mas o “besouro” do poema é da estranheza humana da língua, que comporta desde um instante que se repete numa onomatopeia a toda a memória da humanidade que sobra, às vezes, apenas soprada em uma sílaba.

A palavra or.ni.to.rin.co é uma sorte de (…)se ignoramos o seu significado, a sua beleza nos encanta e convulsiona – se tem aquele pasmo de não poder formular uma imagem que se associe ao que se ouve: algo como ouvir, na pronúncia do próprio idioma, uma língua estrangeira.

A poesia é essa estranheza da linguagem nos sentidos e dos sentidos da linguagem: “No meu idioma, outros biomas” – “único, soo ornitorrinco”.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores