Do Atlântico ao Pacífico: reconstruindo a ordem global

Por Arturo Oropeza García

Sobre o livro

Uma mudança estrutural de grande importância nas relações internacionais se descortina no século XXI.

Com o fim da era bipolar no final da Guerra Fria, os Estados Unidos se posicionam no centro hegemônico do mundo, mas esta liderança abandeirada pelo poderio norte-americano encontra-se em progressivo declínio.

A mensagem principal da obra de Arturo Oropeza revela o despertar gradativo das chamadas potências emergentes, que nas últimas décadas influenciaram no surgimento de novas regras relevantes à consolidação de uma nova ordem global.

Enquanto os Estados Unidos perdem força, a China, e os BRICS, passam a ocupar lugar expressivo nesse novo cenário internacional em processo de maturação.

A crescente influência político-econômica da China, provocará, segundo o autor, que a médio prazo este país e outros gigantes asiáticos substituam as potências históricas e escrevam um novo futuro global.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores