Andando na corda bamba da razão: A vida precária de um animal racional
Por Robert FogelinSobre o livro
Os problemas filosóficos tradicionalmente se apresentam na forma de dicotomias: há livre arbítrio ou tudo é determinado? Deus existe ou tudo é permitido? Há algo certo ou nada é provável?
Segundo essa concepção, a principal tarefa filosófica é encontrar a resposta correta para essas perguntas por meio de argumentos teóricos e abstratos. Para Robert J. Fogelin, essa é a maneira errada de filosofar.
Tais perguntas se colocam somente quando nos distanciamos dos problemas reais enfrentados na vida. Uma das intenções de Fogelin é substituir essa concepção tradicional da filosofia por outra em que a filosofia está mais próxima da vida cotidiana.
Em vez de aceitar os problemas filosóficos como legítimos, Fogelin pretende livrar-se deles, denunciando seus pressupostos questionáveis. Antes de tentarmos encontrar respostas, devemos nos perguntar qual é a fonte dessas perguntas.
Além disso, se tentarmos respondê-las, seguem-se dificuldades insuperáveis, de modo que se torna difícil, se não impossível, livrar-nos das inquietações profundas que elas nos causam.
É preciso, pois, uma concepção de razão que não leve aos paradoxos, ao relativismo, nem a um ceticismo que destrói a própria atividade racional.
Fogelin defende uma concepção moderada da razão, imersa no nosso dia-a-dia, que evita essas consequências desastrosas e as inquietações perturbadoras da filosofia tradicional.
Salve esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Baixar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitoresAmostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Andando na corda bamba da razão: A vida precária de um animal racional, escrito por Robert Fogelin. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.













