Precedentes: constitucionalidade, ação rescisória por afronta de precedente vinculante, violação do Juízo arbitral aos precedentes, modulação dos precedentes
Por Andréa EhlkeSobre o livro
A lei é interpretada de diversas formas, o que faz surgir decisões judiciais divergentes para casos iguais, pelo que se buscou a entrega de segurança jurídica aos jurisdicionados através do sistema de precedentes, objetivando lhe atribuir força para coibir a incoerência da ordem jurídica com a desigualdade das decisões judiciais, cujo efeitos se estendem as decisões proferidas em juízos arbitrais quando julgadas de acordo com a legislação nacional.
Este trabalho também analisa a constitucionalidade do sistema de precedentes implantado pelo artigo 927 do Código de Processo Civil, mostrando que parte da doutrina o considera inconstitucional, bem como as razões da outra parte da doutrina que defende sua constitucionalidade, que é o entendimento desta obra, ressaltando a necessidade da sua modulação em respeito a situações jurídicas já consolidadas.
Ainda, analisa o uso da ação rescisória quando houver afronta de precedente vinculante, trazendo subsídios valiosos para que se possa aprofundar uma discussão acerca das questões ora suscitadas.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores














