O Estranho Caminho de Delfos: Uma Leitura da Poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen (Obras Completas de Carlos Ceia Livro 10)

Por Carlos Ceia

Sobre o livro

Há duas formas de estudar a filomitologia numa obra poética — repare-se que não digo: “em um poeta” —: ou tentamos confirmar a simpatia evidente que os mitos gregos e latinos nos transmitem através da poesia (re)criadora do autor estudado ou tentamos confirmar ou refutar a forma como essa abordagem é feita.

No primeiro caso, que é o dos leitores circunstanciais e o dos leitores comprometidos (com o próprio autor, com a própria profissão, com a própria arte, com a própria formação clássica, qualquer que ela seja), basta compor umas analogias entre os mitos citados na obra poética e o relato clássico desses mitos, de preferência apoiados por algumas fontes fidedignas que se citam sempre de forma vulgar.

No segundo caso, procura-se verificar como é que o trabalho com os mitos funciona, como é que os mitos são reinterpretados, até que ponto o poeta está consciente do registo histórico da matéria mítica e que novos elementos são acrescentados ao significado dos mitos.

Nestes estudos que agora se apresentam, tentei seguir a segunda via.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores