Política e controle do crime: a indústria da tolerância em Manaus

Por Guilherme Gustavo Vasques Mota

Sobre o livro

O livro realiza um mergulho nas práticas dos jornais “Dez minutos” e “Manaus hoje”, jornais que se enquadram na já conhecida máxima “se espremer sai sangue”.

É um estudo raro da natureza de tais publicações a partir da perspectiva interdiciplinar, envolvendo direito, sociologia, criminologia e história, orientado pelo olhar genealógico de Michel Foucault.

O atrativo maior que levou à pesquisa foi verificar o quadro bizarro exposto nas capas dos mencionados jornais que traziam diariamente notícias criminais bizarras de crimes ocorridos nas localidades de maior ausência estatal, em meio a ilustrações de mulheres seminuas e notícias do esporte nacional.

O objetivo da pesquisa foi decifrar a que relações de poder atende a venda de jornais direcionados às pessoas mais pobres, estampando em suas capas a responsabilização criminal destas, em meio ao uso de linguagem popular e jocosa.

Como se pode aferir na pesquisa, os jornais encerram estratégias ocultas de poder que atendem à chamada Indústria da tolerância.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores