Um antropólogo na cidade: Ensaios de antropologia urbana (Antropologia Social)

Por Gilberto Velho

Sobre o livro

Fundador da antropologia urbana no Brasil, Gilberto Velho conferiu à área projeção internacional e construiu, ao longo de quarenta anos, uma das trajetórias mais férteis das ciências sociais no país.

Dialogando com a tradição da antropologia, fez uso também das contribuições de outras disciplinas, como sociologia, história e psicologia, além de ter seus trabalhos marcados pelo interesse em literatura, filosofia e artes.

Assim, com grande liberdade intelectual, voltou seu olhar pioneiro para as cidades e para o lugar do antropólogo.

Organizado pelos antropólogos Hermano Vianna, Karina Kuschnir e Celso Castro, “Um antropólogo na cidade” reúne capítulos fundamentais de livros de Gilberto Velho – a começar pelo clássico “A utopia urbana”.

No conjunto, os textos mapeiam os principais temas de sua produção científica, entre eles comportamentos desviantes, memória e identidade, mediação cultural, unidade e fragmentação em sociedades complexas e a relação do antropólogo com as cidades.

Fechando o volume, é reproduzida uma longa entrevista na qual Velho faz um balanço de sua carreira.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores