Diário de um escritor: Meia carta de um sujeito

Por Fiódor Dostoiévski

Sobre o livro

“Diário de um escritor” reúne mais de mil páginas de ensaios, crônicas e contos que foram produzidos por Fiódor Dostoiévski entre 1873 e 1881 (ano de sua morte).

Originalmente, o “Diário” era o título de uma coluna assinada por Dostoiévski na revista de política e literatura “O cidadão”, que a partir de 1876, passou a ser publicada como uma nova revista.

Foi com a atividade de jornalista e polemista, e não como escritor, que Dostoiévski conquistou notoriedade.

O interesse pelo “Diário” não reside, no entanto, apenas nas polêmicas de seu tempo: em suas páginas, é possível acompanhar o próprio processo criativo do autor, que “constrói uma teoria estética ao mesmo tempo que a aplica”, como observa Irineu Franco Perpetuo na “Apresentação” deste volume.

A publicação integral do “Diário” está dividida em quatro partes: “Diário de um escritor – 1873”; “Diário de um escritor – 1876”; “Diário de um escritor – 1877”; “Diário de um escritor – 1880-1881”; Adendo: textos avulsos de 1873 a 1878 para a revista “O cidadão”.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores