Sobre o livro
Em “O Ciclo da Soja”, romance de 1992, João Borracha narra como, depois de ter migrado do interior do estado do Paraná para o interior do estado de São Paulo com sua família, depois ter conhecido a humilhação decorrente do desemprego e da pobreza, se torna um ginasta “profissional”, em Ribeirão Preto, no Colégio Nova Dimensão, onde conhece Selma.
Ela também ginasta dedicada e talentosa. Claro, esse relacionamento, aos poucos, se transforma em amor. O que João Borracha não contava é que a sua situação social e econômica seria empecilho para que continuassem namorando.
No entanto, ele e Selma lutam desesperadamente com toda a garra e ânimo para viver esse grande amor.
O romance trabalha com problemas e preconceitos sociais ainda existentes no Brasil, como segregação social, injustiça nas relações de trabalho, preconceito econômico e, desde sua publicação, vendeu sucessivas edições, foi estudado e discutido por várias gerações de estudantes.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores




