Da compaixão à solidariedade: uma genealogia da assistência médica
Por Sandra CaponiSobre o livro
A autora apresenta uma análise que vai da lógica da compaixão à lógica utilitarista, modalidades diferenciadas de intervenção sobre a saúde das pessoas e coletividades no século XIX e que, apesar de aparentemente antagônicas, estão mais próximas do que se possa imaginar.
Analisa as motivações éticas a partir das quais se legitimaram diversas modalidades de assistência médica aos necessitados.
Examina, também, a história de certas práticas e estratégias – a transformação do hospital em espaço médico, o papel da caridade e da filantropia e o nascimento da família moderna como agente de controle médico das populações.
Constitui-se, assim, importante reflexão sobre os limites das duas estratégias das políticas assistenciais
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores




