Sobre o livro
Aulas de Bioquímica é composto por um material criado para suprir as necessidades de estudantes durante a Pandemia. É um texto básico de Bioquímica para as áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, mas pode ser utilizado por outras áreas que contemplem a bioquímica básica como item curricular.
Vídeoaulas são inseridas como hiperlinks ao longo dos capítulos: são figuras em movimento explicando o passo a passo de cada tema. Os vídeos ilustram e complementam o aprendizado online.
A discussão se inicia com o equilíbrio químico da água, ácidos e bases fracas abordando os conceitos de pH, pKa e tampão passando pela dedução e discussão da equação de Henderson-Hasselbalch.
Aborda a estrutura das proteínas de forma inovadora dispondo um roteiro de aprendizado in sílico: os alunos e os docentes são desafiados a manipular estruturas tridimensionais de bancos de estruturas de proteínas como por exemplo o “Protein Data BanK” (PDB).
A discussão do capítulo de Hemoglobina procura correlacionar a estrutura com a função de transporte de oxigênio e a contribuição do controle fisiológico do pH sanguíneo através do tampão de bicarbonato. O capítulo de enzimas foca na cinética e inibição enzimática provocada por fármacos.
Após está parte focada em proteínas é iniciado a discussão do metabolismo energético, a conversão entre unidades básicas moleculares de origem alimentar.
E por fim uma visão geral da regulação metabólica que aborda os controles hormonal, alostérico e por modificação covalente criando um fluxo de informação molecular que comanda o funcionamento de um organismo complexo.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores




