Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês
Por Rosane Rocha PessoaSobre o livro
O livro Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês inova no desenho de sua elaboração e sua linguagem concorrendo para maior aproximação com as/os leitoras/es.
Nele, 22 docentes, engajadas/os com o compromisso da educação crítica na área de Língua Inglesa em várias regiões brasileiras, apresentam seus textos construídos, ao mesmo tempo, com informalidade e rigor acadêmico.
A ideia era conhecer acerca da formação crítica de colegas, que, embora tenham vivido as décadas em que esse tipo de formação era pouco enfatizada, ou mesmo evitada, em função do contexto histórico, político e social, construíram e expandiram suas percepções e conceitos críticos.
As respostas às quatro perguntas respondidas por cada autora e autor sobre suas trajetórias acadêmicas e profissionais registram interessantes e curiosas autonarrativas.
Nelas, vislumbram-se questões de colonialidade, de habitus interpretativo, de controle social dos sentidos, aspectos marcantes da formação acadêmica dessa geração de brasileiras/os. Cada texto imprime os conflitos entre as “naturalizações”, socialmente construídas, e as rupturas.
Enfim, o livro oferece informações, surpresas e análises teorizadas, provocando reflexões pertinentes, algu-mas talvez preocupantes, porém necessárias, por meio de uma leitura agradável e construtiva.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores




