Oralidade e alfabetização: Uma nova abordagem da alfabetização e do letramento

Por Claudemir Belintane

Sobre o livro

Qual o potencial da cultura oral na alfabetização? Por que este autor critica com veemência o uso dos chamados gêneros discursivos do cotidiano (receitas, bulas, logomarcas, bilhetes etc.) e tanto insiste na força da função poética e das narrativas?

Há espaços hoje para uma metodologia de alfabetização e de ensino da escrita que cultive desde cedo a “palavra esperta”, as ambiguidades da língua e das linguagens e que enfrente as dificuldades de aprendizagem e a heterogeneidade das turmas?

Que condições essa metodologia exigiria do sistema escolar, da escola e do grupo de professores? Estas e outras questões são respondidas ou polemizadas neste livro.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores