Lições de resistência: artigos de Luiz Gama na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro

Por Ligia Fonseca Ferreira

Sobre o livro

Escritor, jornalista e advogado, Luiz Gama ocupa um lugar proeminente entre os raros ativistas negros que se destacaram no Brasil antes de 1888.

Tendo sido o único abolicionista autodidata – também o único a ter sofrido a escravidão –, foi um hábil comunicador de amplo público: dos negros aos brancos, dos escravizados aos homens livres, dirigiu-se a todas as camadas da população e escapou, por meio da atividade jornalística, do silêncio e da ignorância impostos aos negros e escravizados.

Os artigos reunidos neste livro revelam as facetas e o pensamento desse homem plural, que fez do domínio da palavra a arma para a defesa das liberdades.

Salve esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Baixar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Lições de resistência: artigos de Luiz Gama na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro, escrito por Ligia Fonseca Ferreira. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.