(Nova) Gramática didática do português brasileiro: uma conversa ao pé da letra (Linguística & Aulas de língua portuguesa)

Por Luiz Vicente Macieira Costa

Sobre o livro

ATENÇÃO, ESTE É NÃO APENAS UM LIVRO ou uma GRAMÁTICA! Eu poderia dizer que TRATAM-SE DE AULAS QUE INDUZEM AO RACIOCÍNIO LÓGICO SOBRE CONTEÚDOS GRAMATICAIS. Pois, a construção de conhecimentos sobre qualquer objeto, inicialmente, não pode ser considerada uma tarefa muito fácil.

Estudar e aprender conteúdos gramaticais, talvez, seja uma empreitada um pouco mais árdua do que se espera.

Isso porque a nossa língua, assim como outras, sofreu mutações na sua passagem do latim para o português e, ao mesmo tempo, preservou regras que ainda não foram assimiladas pela maioria dos falantes do português brasileiro.

Aliado a isso, ocorre que nós, brasileiros, muitas vezes, nos apegamos à palavra tal qual ela nos chega e nos esquecemos, ou ignoramos o fato de que a nossa língua é um resultado em constante transformação.

Assim é a nossa língua, originada de línguas antigas e adornadas com inúmeras palavras de outras línguas consideradas modernas.

A dificuldade que eu tinha de memorizar qualquer coisa, aliada aos meus estudos linguísticos e a minha experiência em sala de aula me proporcionaram o desenvolvimento de um método racional que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento do raciocínio gramatical por mim e por muitos dos meus alunos e outros que tiveram contato com ele através da leitura.

Esta é a segunda versão da minha Gramática didática do português brasileiro que disponibilizo a vocês, leitores/estudantes ou mesmo professores que querem ter contato com uma nova metodologia de ensino de Gramática.

Embora seja o mesmo conteúdo da anterior e de tantas outras por aí, esta traz novas estratégias de abordagem dos conteúdos com explanações bastante lógicas que estimulam o raciocínio do leitor para que ele perceba algumas lógicas gramaticais e consiga assimilar os conteúdos de forma racional.

Deixo claro aqui que não se trata de uma gramática completa da Língua portuguesa. O livro traz uma série de conteúdos relacionados à fonética/fonologia, morfologia e sintaxe.

Tudo apresentado de forma dinâmica e contextualizada conduzindo o leitor gradualmente ao raciocínio lógico gramatical de forma a contribuir significativamente para uma aprendizagem efetiva. O que sem dúvida, o ajudará a aprender até mesmo conteúdos que não foram contemplados por este livro.

Segundo comentários de leitores da primeira versão, o livro pode ser muito proveitoso para aqueles que pretendem: 1 – Aprender facilmente e de forma significativa o funcionamento da Gramática da Língua Portuguesa do Brasil para; 2 – Fazer vestibular, 3 – Fazer concursos, 4 – Ter contato com uma nova forma de aprender ou ensinar Gramática, 5 – Etc.

5 – Etc. Leiam-na com atenção, consultem-na e logo perceberão que aprender e assimilar conteúdos gramaticais não é tão difícil e pode ser muito prazeroso!

Salve esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Baixar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro (Nova) Gramática didática do português brasileiro: uma conversa ao pé da letra (Linguística & Aulas de língua portuguesa), escrito por Luiz Vicente Macieira Costa. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.