CURSO BÁSICO DE DIREITO SINDICAL

Por JOSÉ CARLOS AROUCA

Sobre o livro

A legislação sindical no Brasil teve, nos últimos anos, desde a 1ª edição deste livro, alterações substanciais. A mais importante, sem dúvida, foi o tardio reconhecimento das centrais num regime de pluralidade.

A reforma sindical do governo Lula situada num fórum tripartite chegou ao esboço de um projeto complexo e pouco compreendido, mas não foi além de uma “minirreforma” na qualificação que lhe deu o Ministro do Trabalho.

O governo Michel Temer aproveitou a acomodação do sindicato para propor as reformas trabalhista e previdenciária.

A primeira tomou vulto não pensado pelos autores do projeto com o substitutivo do deputado Rogério Marinho criticado por medidas inconstitucionais, mas com propósito assumido de reduzir a importância do sindicato e dificultar o acesso dos trabalhadores à Justiça do Trabalho.

Nesta nova edição do Curso, atualizada até abril de 2018, procuramos adaptá-lo às alterações havidas, inclusive pela Lei n. 13.467/17.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores