Sobre o livro
Os acordos regionais há tempos já são uma realidade e tornam-se cada vez mais importantes nas negociações com a intensificação crescente do processo de globalização.
A obra analisa esse processo histórico bem como a constituição de acordos e blocos econômicos e seus impactos para a economia mundial contemporânea.
Destaca-se, também, por ter sido escrita não por um simples observador ou estudioso desses processos, mas por um protagonista de algumas das mais importantes negociações regionais de que participou o Brasil, a começar pelo Mercosul.
Trata-se, portanto, do primeiro livro que tem por objeto os processos de integração regional, ou seja, de formação dos blocos comerciais visando às disciplinas de Relações Internacionais.
De forma sintética e objetiva, o livro consolida um itinerário bastante longo de estudos, pesquisas dirigidas, atividades práticas e escritos publicados sobre o assunto em suas múltiplas manifestações geográficas e políticas.
Coleção Temas Essenciais em RI A proposta desta coleção é a publicação de livros com foco no ensino de Relações Internacionais, englobando todas as disciplinas relevantes na formação básica oferecida pelos cursos de graduação da área de RI, e com aplicações em outras áreas, como Ciências Sociais, História, Economia, Direito e Geografia.
Escrita em linguagem direta e acessível, a Coleção Temas Essenciais em RI é desenvolvida por professores vinculados ao Curso de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, o mais tradicional programa de formação na área.
Aplicação: Indicado para os cursos de Relações Internacionais e para os cursos de Economia, Direito, Administração, História e Ciência Política.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores














