Shen, Vidinho e o Vírus

Por Patrícia Dal-Col

Sobre o livro

‘Shen, Vidinho e o Vírus’ tem por objetivo estimular a ludicidade, a criatividade, ser pedagógico e, neste momento de quarentena em função da pandemia pelo coronavírus, ser terapêutico.

O livro conta a história da amizade entre dois meninos, um chinês e o outro brasileiro, e a aventura que viveram durante esta pandemia.

A partir da história de Shen e Vidinho, o livro visa levar as crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental a refletir sobre este momento no mundo e principalmente no Brasil.

Aborda questões como onde o coronavírus surgiu, o rápido contágio, o alto índice de contaminação e letalidade, passando pela xenofobia. Tratar desses temas com as crianças é delicado, contudo necessário; se feito de forma honesta e leve, como na história, o resultado é positivo.

O livro se destaca por mostrar que, em situações extremamente difíceis como a que estamos vivendo, devemos fazer o certo, ou seja, fazer o bem sem olhar a quem. Porém, o mais importante é aprender o que é empatia e se reconectar com valores humanos esquecidos na nossa atual sociedade.

O livro não apresenta diretamente o conceito de empatia, mas o evidencia nas atitudes das personagens.

A autora explora os vocábulos e os meios tecnológicos utilizados pelos meninos e meninas pertencentes à geração das personagens, assim como os aspectos culturais, sociais e geográficos dos países de Shen e Vidinho.

Desta forma, o leitor se sente parte da história porque esta tem a ver com sua própria história.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores