O Processo de Filipa de Sousa: Inquisição e Homossexualidade Feminina no Brasil do século XVI

Por Antonio Fontoura

Sobre o livro

Neste pequeno trabalho são apresentados os documentos do processo de Filipa de Sousa, a portuguesa que, vivendo na Bahia em 1591, foi condenada pela Inquisição por ter cometido “o nefando pecado da sodomia”: ter se relacionado, amorosa e fisicamente, com diferentes mulheres da sociedade baiana no período.

Símbolo da luta histórica do movimento LGBT, seu processo encontra-se nos arquivos da Torre do Tombo, em Portugal, sob o título “Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, proc. 1267”. É a primeira vez que o processo vai impresso integralmente.

Neste livro, após uma breve introdução, são apresentados os diferentes documentos produzidos pela própria Inquisição, analisados e comentados, de modo a construir um panorama das razões pelas quais Filipa, por amar outras mulheres, foi condenada ao açoite, ao degredo e à humilhação pública.

Tratou-se da punição mais violenta, produzida pela Inquisição, contra qualquer homossexual no Brasil.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores