O Palácio e a Caserna: A dinâmica militar das crises políticas na Ditadura (1964–1969)
Por João Roberto Martins FilhoSobre o livro
Publicado em 1995, este livro propôs pela primeira vez que o panorama militar depois do golpe de 1964 foi mais complexo do que propunha a literatura sobre o tema.
Ao invés de aceitar a presença apenas de duas correntes – os castelistas ou moderados e os radicais da chamada linha dura – encontrou pelo menos quatro “partidos” castrenses que se dividiram em torno de dois eixos: as sucessões presidenciais e os conflitos entre o governo e os quartéis.
Tanto em sua estrutura como em sua dinâmica, o regime do pós-1964 é definido como uma ditadura militar. Sua atualidade permanece num momento em que as Forças Armadas voltaram a ocupar papel chave na política brasileira.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores














