Recurso Extraordinário E Recurso Especial: Do Juslitigatoris Ao Jus Constitutionis – Luiz Guilherme Marinoni

Recurso Extraordinário E Recurso Especial: Do Juslitigatoris Ao Jus Constitutionis – Luiz Guilherme Marinoni
Acessar

Detalhes do livro:

  • Título: Recurso Extraordinário E Recurso Especial : Do Juslitigatoris Ao Jus Constitutionis
  • Autor: Luiz Guilherme Marinoni
  • Formatos: eBook Kindle, PDF
  • Tamanho do arquivo: 1493 KB
  • Número de páginas: 482 páginas
  • Editora: Thomson Reuters Revista dos Tribunais (1 de fevereiro de 2019)
  • Vendido por: Amazon Serviços de Varejo do Brasil Ltda

Leia a sinopse:

O recurso extraordinário para o Supremo Tribunal Federal – e, anteriormente, o recurso de revista para o Supremo Tribunal de Justiça – sempre foi tributário da ideia de controle das decisões recorridas, a qual se alimentava do mito do cognitivismo interpretativo e do sentido exato e único da lei. A passagem oitocentista do recurso de revista para o recurso extraordinário não alterou essa lógica: apenas fez com que o controle deixasse de ocorrer na forma da cassação para atuar mediante revisão.
As mudanças ocorridas nos Novecentos com o advento do constitucionalismo (isto é, das relações entre a Constituição e a lei) e dos debates sobre o signi cado da interpretação dos dispositivos constitucionais e legais (isto é, das relações entre o legislador e o Judiciário) zeram não só que se reconhecesse a necessidade de um novo desenho para a Justiça Civil (com o reconhecimento de diferentes papéis que são exercidos pelos juízes de primeiro grau, pelas Cortes de Justiça e pelas Cortes Supremas), mas também que se reconhecesse a e cácia vinculante dos precedentes oriundos da interpretação de casos pelas Cortes Supremas. É claro que tudo isso só poderia acarretar um impacto profundo na maneira como o recurso extraordinário e o recurso especial devem ser compreendidos entre nós. Dito de outra maneira, é chegada a hora de abandonar a compreensão do recurso extraordinário e do recurso especial a partir da lógica do controle e da jurisprudência, da resposta ao jus litigatoris, para adotar-se uma perspectiva que privilegia a lógica da interpretação e do precedente, da resposta ao jus constitutionis. Essa é a razão pela qual escrevemos o presente livro: tornar o recurso extraordinário e o recurso especial instrumentos recursais a nados com as novas funções de nossas Cortes Supremas e com as novas tarefas que lhes são impostas: dar unidade ao direito mediante precedentes constitucionais e infraconstitucionais federais, promovendo- se a segurança jurídica, a liberdade e a igualdade de todos perante o direito.

Faça download do resumo em PDF:

Trecho grátis:

Leia abaixo um trecho do livro Recurso Extraordinário E Recurso Especial: Do Juslitigatoris Ao Jus Constitutionis – Luiz Guilherme Marinoni gratuitamente. Clique no botão *Leia agora para acessar o livro em uma nova aba no navegador, ou clique em *Compre na Amazon para adquirir este livro.

O site Livraria Pública apenas disponibiliza uma amostra grátis do livro "Recurso Extraordinário E Recurso Especial: Do Juslitigatoris Ao Jus Constitutionis – Luiz Guilherme Marinoni", não violando os direitos do autor/editora.

Onde comprar este livro?

Gostou da leitura? Então considere adquirir este livro!

Veja as avaliações que este livro está recebendo

Leia as opiniões que os leitores estão escrevendo sobre este livro