Vicissitudes Na Constituição Da Identidade De Gestão Em Gestores Da Educação Profissional E Tecnológica: Um Estudo Exploratório – Fátima Landim Souza

Vicissitudes Na Constituição Da Identidade De Gestão Em Gestores Da Educação Profissional E Tecnológica: Um Estudo Exploratório – Fátima Landim Souza
Acessar

Resumo:

A questão que orienta esta pesquisa se insere na possibilidade de investigar e compreender o papel da dimensão inconsciente nas vicissitudes da constituição da identidade dos sujeitos gestores de uma instituição educacional, em especial o Instituto Federal Sudeste de Minas – Campus Rio Pomba. O aporte teórico psicanalítico é utilizado como referencial para alcançar os objetivos propostos. Reconhecemos que o inconsciente emerge em todas as situações dentro das instituições e irrompe quando menos se espera, assim também procuramos demonstrar como a identidade interpenetra com a contribuição do grupo do qual fazemos parte. Em nosso trabalho podemos observar que questões subjetivas e interesses de certos grupos aparecem como geradores de conflitos e diferenças. As relações de poder trazem em si uma teia de malestar, que faz dos gestores alvo de conflitos dentro da instituição e, muitas vezes, os leva à confusão entre o projeto pessoal e o projeto coletivo. A pesquisa consiste, portanto, em compreender por meio da abordagem qualitativa quais os possíveis efeitos do inconsciente nessas tramas ocorridas dentro das instituições de ensino, e como as vicissitudes na formação da identidade dos gestores podem trazer e/ou revelar as “marcas” desse processo em sua constituição. Foram pesquisados cinco gestores da instituição, em funções diversas, tendo como principais dispositivos a entrevista e a memória educativa. O resultado evidenciou o fundamento freudiano de um pensamento psicanalítico sobre a instituição, no qual a identificação revela-se como sendo aquela formação intermediária que mantém juntos os membros da instituição e a própria instituição. Evidencia que o sujeito perde e ganha nesse processo de agrupamento. As vicissitudes estudadas destacaram essas formações intermediárias e as identificações que ocorrem dentre de uma instituição de educação profissional e tecnológica.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNB/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 6.69 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: