Transformação Do Trabalho Administrativo Em Trabalho Operacional: Um Estudo Exploratório Na Área De Ti De Uma Instituição Financeira – José Roberto De Melo Franco Júnior

Transformação Do Trabalho Administrativo Em Trabalho Operacional: Um Estudo Exploratório Na Área De Ti De Uma Instituição Financeira – José Roberto De Melo Franco Júnior
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Resumo:

Dois grandes setores da economia que se encontram no estágio de transição das decisões pessoais (por administradores) para decisões institucionais (baseadas em sistemas). A pesquisa foi realizada como uma série de entrevistas estruturadas; aplicadas à totalidade (quarenta) dos administradores de um dado nível hierárquico de uma área de TI de uma grande instituição financeira de São Paulo; chamada de “liderança” nessa instituição financeira. O estudo se deu durante uma transição organizacional. Uma parcela já trabalhava segundo a abordagem pessoal e a outra baseada em um sistema. Os resultados obtidos foram a comprovação de que o trabalho administrativo se tornou operacional e a identificação de características e escopo da influência dessa transformação. Usando o critério de separação entre trabalho administrativo e operacional de Simon; passa a ser possível comparar duas pessoas e dizer quem gasta mais ou menos tempo com atividades administrativas. Esse critério; baseado no tempo empregado; foi utilizado para a condução da pesquisa. Concluiu-se que um simples questionário não seria capaz de dar resultados válidos do ponto de vista da psicologia cognitiva e que uma série de cuidados teriam de ser tomados; mesmo quando se utilizasse uma entrevista para ter as evidências de confiabilidade e validade preconizadas por Stabein para um trabalho relevante. Os resultados foram tratados e analisados sob o ponto de vista qualitativo; para se atender ao objetivo de identificar a transformação de trabalho administrativo em operacional. As características encontradas foram que essa transformação é de natureza impositiva; que a qualidade do resultado depende da maturidade dos processos existentes e afeta a autoimagem do administrador. Sintetizando o escopo encontrado em uma única frase; ele se torna: “Gestão de pessoas; gestão de processos e gestão de software”.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/SP/ADMINISTRAÇÃO
  • Área de Conhecimento: ADMINISTRAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 616.92 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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