Transferência De Alunos Da Escola Agrotécnica Federal De Cáceres-Mt: À Procura Das Causas – Jair Cestari

Transferência De Alunos Da Escola Agrotécnica Federal De Cáceres-Mt: À Procura Das Causas – Jair Cestari
Acessar

Resumo:

O presente trabalho tem por objeto a transferência escolar de alunos da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres; uma escola da rede federal de Educação Tecnológica. Os objetivos básicos são: compreender as causas que levaram alunos dessa escola a se transferir para outras escolas da cidade e região; identificar os aspectos que influenciaram essas transferências; caracterizar o desenvolvimento do trabalho pedagógico da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres. Como questão problematizadora do estudo busca-se responder à seguinte questão: quais foram as causas das transferências escolares de alunos da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres nos anos de 2002 a 2004? Diversos autores nos orientaram na resposta desse questionamento orientador: Romanelli (1978); Piletti (1995; 2003); Kuenzer (2000; 2002; 2004); Frigotto (2002; 2004); Demo (2002); Saviani (2004) que tratam de aspectos inerentes ao Ensino Médio; Freitas (1995); Fusari (1989; 1992; 2003); Poso (2002) e Hoffman (1991; 2003) que discutem sobre questões da organização do trabalho pedagógico na escola; Hillal (1985) e Leite (1979) tratam das relações escolares. A abordagem da pesquisa é qualitativa descritiva e o instrumento de coleta de dados utilizado foi questionários semi-estruturados; aplicados com alunos transferidos; professores e coordenação pedagógica da escola pesquisada e; professores e coordenação pedagógica de uma escola da rede estadual de ensino; a escola que mais recebeu esses alunos transferidos. A partir dos dados coletados; a análise foi organizada em dois grandes eixos: a Organização Pedagógica da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres sob diferentes olhares e; a Relação entre os Principais Atores Escolares da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres. A análise dos dados permitiu além de identificar as causas que provaram as transferências dos alunos; determinar que essas causas foram oriundas; em sua maioria; do pedagógico da escola. Entre outras se destacam: a ausência de um Projeto Político Pedagógico; naturalização do fenômeno; falta de clareza quanto ao foco de formação do estudante; posturas pedagógicas elitistas e excludentes; ineficácia da recuperação da aprendizagem; etc. O estudo suscita ações de melhoria a curto; médio e longos prazos na organização pedagógica da EAFC para que possa cumprir com mais propriedade o seu compromisso social.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFMT/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2007
  • Tamanho: 1.78 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: