Trajetórias Partilhadas: As Transformações Dos Conceitos De Arte E Cultura Que Norteiam A Prática Pedagógica Dos Professores De Arte Do Ensino Médio Da Rede Estadual De Maringá – Eloiza Amália Bergo Sestito

Trajetórias Partilhadas: As Transformações Dos Conceitos De Arte E Cultura Que Norteiam A Prática Pedagógica Dos Professores De Arte Do Ensino Médio Da Rede Estadual De Maringá – Eloiza Amália Bergo Sestito
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Resumo:

O presente trabalho teve como objetivo geral verificar qual é o conceito de arte e cultura que fundamenta a educação estética na prática dos professores que atuam na disciplina de Arte no Ensino Médio das escolas da Rede Estadual no município de Maringá, PR. As questões que constituíram o problema central da proposta do trabalho foram: Qual o conceito de arte e cultura que fundamenta a prática docente dos professores que atuam na disciplina de Arte, no Ensino Médio das Escolas Públicas da Rede Estadual de Maringá? O que se transformou ou permanece na prática pedagógica dessa disciplina nas três últimas décadas? Com base na pesquisa qualitativa, por meio do método autobiográfico, este trabalho trata-se de um ensaio em que é realizada uma reflexão do histórico da disciplina de Arte no Brasil, abordando quais os conceitos fundamentaram sua prática nas últimas décadas, mediante pesquisa bibliográfica dos teóricos em Arte/Educação, nas análises críticas da pesquisa realizada junto aos professores colaboradores e na experiência pessoal. Foi possível verificar as mudanças e as permanências ocorridas nos conceitos e concepções de arte e cultura na prática docente bem como a necessidade de entender o ensino da Arte a partir do contexto cultural enquanto possibilidade de interpretação da realidade social.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UEM/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 1.15 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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