Trajetórias Na Formação Superior Em Administração E O Planejamento Pedagógico: Uma Proposta Docente Participativa? – Rodrigo Carlos Marques Pereira

Trajetórias Na Formação Superior Em Administração E O Planejamento Pedagógico: Uma Proposta Docente Participativa? – Rodrigo Carlos Marques Pereira
Acessar

Resumo:

Este trabalho tem a intenção de descrever as trajetórias na formação superior em administração e o planejamento pedagógico sob uma perspectiva docente, com a possibilidade da participação como proposta. A pesquisa teve caráter predominantemente qualitativo com traços quantitativos, e foi utilizado como estudo de caso o curso de graduação em administração de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro. Na coleta de dados, foi realizada uma entrevista não-estruturada com os gestores do curso sobre a visão do curso e a percepção dos docentes em relação ao planejamento e possibilidade de participação. Num segundo momento os docentes do curso responderam um questionário sobre aspectos relacionados ao projeto político-pedagógico e a sua percepção sobre o conceito de participação. A observação não-participante foi feita num fórum sobre os rumos do curso e a pesquisa documental com base nos relatórios do curso, com ênfase na estrutura curricular. Os principais resultados apontam que os docentes querem participar, mas não sabem ou não estão devidamente sensibilizados e o papel do gestor do curso está na preparação e estimulação da participação de uma forma eficiente. Sugere-se por fim que a proposta participativa pode ser considerada uma saída para a diminuição deste hiato.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFRRJ/GESTÃO E ESTRATÉGIA EM NEGÓCIOS
  • Área de Conhecimento: ADMINISTRAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2007
  • Tamanho: 479.59 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: