Trajetórias Migratórias E Redes Sociais: A Mobilidade Espacial De Professores Universitários Argentinos Para Florianópolis (Sc) – Nadia Evelyn Burgos

Trajetórias Migratórias E Redes Sociais: A Mobilidade Espacial De Professores Universitários Argentinos Para Florianópolis (Sc) – Nadia Evelyn Burgos
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Resumo:

Neste trabalho são analisadas as trajetórias migratórias dos professores argentinos em Florianópolis; considerando o enfoque da Análise de Redes Sociais. A partir da análise e interpretação de entrevistas; reconhecemos a multiplicidade de fatores que provocam a migração qualificada deste grupo de acadêmicos ao Brasil e a sua correspondência com os tipos de trajetórias encontradas. Avança-se no conhecimento das causas que provocam a migração e como as imagens criadas do Brasil fizeram com que; por um lado; a imigração dos professores argentinos comece antes do deslocamento espacial e; por outro; represente um obstáculo à integração dos professores argentinos na comunidade receptora. Logo; são estabelecidas algumas considerações parciais que demonstram a importância dos chamados laços fracos no processo migratório e no casamento entre o micro e o macro – social. Conclui-se que a aplicação do método de redes sociais ajuda a explicar o fenômeno da mobilidade espacial de maneira completa; partindo da análise das relações; chega-se à construção de partes da rede de professores argentinos no Brasil. Palavras chave: Mobilidade espacial; Redes Sociais; Trajetórias.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFSC/GEOGRAFIA
  • Área de Conhecimento: GEOGRAFIA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 935.03 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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