Trajetórias Intelectuais: Professoras Do Curso De Ciências Sociais Da Ffcl-Usp (1934-1969) – Claudinei Carlos Spirandelli

Trajetórias Intelectuais: Professoras Do Curso De Ciências Sociais Da Ffcl-Usp (1934-1969) – Claudinei Carlos Spirandelli
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Resumo:

O presente trabalho; cujo objetivo principal é interpretar sociologicamente a atuação de produtores da chamada ciência social uspiana; investiga aspectos da trajetória intelectual de algumas professoras do Curso de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia; Ciências e Letras; da Universidade de São Paulo; examinando disputas simbólicas – típicas de grupos intelectuais e voltadas para a conquista da afirmação acadêmica – nas Cátedras do Curso. Tais disputas seriam inerentes à busca de afirmação; poder e legitimação; por parte dos cientistas sociais em geral; e corresponderiam a clivagens que são analisadas a partir das origens sociais dessas professoras e das relações de sociabilidade em que elas se enredavam. O autor mostra que tais origens e relações teriam interferido na carreira delas (posições; cargos; títulos conquistados e obras produzidas). Ele usa como referenciais teóricos; principalmente; obras de Pierre Bourdieu e de Norbert Elias; e se vale de textos biográficos; autobiográficos; depoimentos; entrevistas; memoriais e cartas. O trabalho se insere no âmbito dos estudos da sociologia da cultura; mais especificamente na chamada história intelectual ou sociologia da vida intelectual.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: USP/SOCIOLOGIA
  • Área de Conhecimento: SOCIOLOGIA
  • Nível: Doutorado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 1.21 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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