Trajetórias Hipotéticas De Aprendizagem Sobre Funções Exponenciais – Alexandra Garrote Angiolin

Trajetórias Hipotéticas De Aprendizagem Sobre Funções Exponenciais – Alexandra Garrote Angiolin
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Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo investigar como compatibilizar perspectivas construtivistas de aprendizagem com a planificação de ensino; no caso particular de funções exponenciais. Pretende-se ainda analisar a atuação dos professores de Matemática; no que se refere às atividades de planejamento e desenvolvimento de ensino; de forma compatível com uma perspectiva construtivista de aprendizagem. Como fundamentação teórica; recorremos nessa obra aos trabalhos de Simon (1995) sobre trajetórias hipotéticas de aprendizagem (THA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa; envolvendo dois professores de Matemática; de uma escola pública estadual de São Paulo e suas atuações junto a 77 alunos da 1ª Série do Ensino Médio. Elaboramos uma trajetória hipotética de aprendizagem a partir de objetivos específicos e; tendo como referência hipóteses sobre a aprendizagem dos estudantes; buscando a proposição de tarefas que envolvessem resolução de problemas; investigação; uso de tecnologias; abordagens interdisciplinares e aplicações em situações do cotidiano e em outras áreas de conhecimento. A THA foi aplicada pelos professores participantes com; suas respectivas turmas. Com a análise dos dados obtidos; constatamos a complexidade de elaboração de propostas com a finalidade de que os alunos possam construir seus próprios conhecimentos sobre o assunto. Da mesma forma; vivenciamos o desafio a ser enfrentado pelos professores em desenvolver tarefas nessa perspectiva construtivistas; mesmo quando as intenções tenham sido discutidas e compartilhadas. O professor tem papel decisivo; pois mesmo que o ensino seja planificado numa perspectiva construtivista; o que realmente fará com que isso ocorra depende de como ele a desenvolve em sala de aula. Com relação aos alunos; seu envolvimento com tarefas menos usuais que envolviam leitura de textos; uso do computador; investigações mostraram que essas possibilidades são promissoras no sentido de que ocorra a aprendizagem; mas diversos fatores; dentre os quais a própria atuação do professor; não permitem que se formule assertivas mais contundentes sobre essas propostas

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/SP/EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
  • Área de Conhecimento: MATEMÁTICA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 2.00 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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