Trajetórias De Vidas Profissionais: Histórias De Professores Das Séries Iniciais Do Ensino Fundamental – Georgina Quaresma Lustosa

Trajetórias De Vidas Profissionais: Histórias De Professores Das Séries Iniciais Do Ensino Fundamental – Georgina Quaresma Lustosa
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Resumo:

A formação docente e as práticas pedagógicas do professor avultam como instâncias significativas no contexto das discussões acerca da docência como profissão. A preocupação deste estudo funda-se na necessidade de pensarmos criticamente os processos formativos e as práticas de ensinar a fim de compreendermos como se desenvolvem as trajetórias profissionais de professores. A relevância de discutirmos a formação do professor, seus investimentos pessoais no processo de desenvolvimento da trajetória profissional e na ressignificação de suas práticas pedagógicas, constituem-se eixo teórico e prático importante para que se construam novas referências na perspectiva de situar o ofício pedagógico como uma atividade profissionalizada. Tomando por base essas considerações, o objetivo central do nosso estudo é investigar os fatores da prática profissional que motivam professores das séries iniciais do ensino fundamental a investirem no desenvolvimento de suas trajetórias profissionais, analisando aspectos que contribuem para a ressignificação de suas práticas pedagógicas. Neste sentido, definimos como questão central a seguinte indagação: que fatores da prática profissional motivam os professores a investirem no desenvolvimento de suas trajetórias profissionais, buscando ressignificar suas práticas pedagógicas? Comporta, pois, analisarmos as produções sobre a prática pedagógica e a formação profissional docente por constituírem – se fundamentais nos estudos acerca das trajetórias de professores. O estudo em foco caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa. A opção por esta abordagem de caráter qualitativo deu-se em decorrência da natureza do objeto de nosso estudo. Para desenvolver esta investigação delimitamos como percurso metodológico o estudo de caso, denominado de história de vida. Este tipo de estudo nos permitiu aprofundar a análise, ao focalizarmos as trajetórias profissionais e de vida de oito professoras das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino, situada na zona norte da cidade de Teresina. Os dados foram produzidos através de questionários, memoriais de formação e de entrevistas autobiográficas. A opção pelas narrativas de professores é por acreditarmos em suas possibilidades para a formação de sujeitos críticos e reflexivos. Quando narra sua história o professor analisa, sistematiza suas idéias e reconstrói suas experiências, abrindo espaços para uma auto-análise e criando bases para uma compreensão da sua própria prática docente e de vida. Acreditamos que as narrativas das histórias de vida pessoal e profissional remetem o sujeito para uma dimensão de auto-escuta de suas experiências e das aprendizagens construídas ao longo de suas trajetórias. Os dados produzidos neste caminhar investigativo trouxeram pistas a respeito de como as professoras das séries iniciais do ensino fundamental vão construindo e consolidando o processo de tornarem-se professoras. Revelam, de modo especial, que os professores ao articularem os saberes da formação inicial aos saberes construídos no percurso formativo continuado, bem como às experiências vivenciadas no exercício da prática docente, vão consolidando o seu mister profissional.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: FUFPI/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2006
  • Tamanho: 1.35 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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