Trajetórias De Formação E Profissionalização De Egressos Do Cefam De São Miguel Paulista – Diego Moreira

Trajetórias De Formação E Profissionalização De Egressos Do Cefam De São Miguel Paulista – Diego Moreira
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Resumo:

A proposta deste estudo é investigar a trajetória de formação e profissionalização dos egressos do curso de formação para o magistério oferecido pelo CEFAM (Centro Especifico de Formação e Aperfeiçoamento para o Magistério); do município de São Paulo no bairro de São Miguel Paulista; no período de 1997 a 2005; no contexto que segue à promulgação da LDBN 9394/96. Para tanto foram coletados dados durante o período de 2006 e 2007; por meio de procedimentos que incluíram: a) pesquisa e levantamento dos arquivos existentes na Diretoria Regional de Ensino Leste 2; onde se encontram todos os documentos da Unidade de Ensino que oferecia o curso do CEFAM; b) leitura e análise de documentos e c) envio de questionários para os egressos do CEFAM; localizados por meio de e-mail (lista de grupos); por meio de comunicação interna entre as escolas; pelo correio e por contato pessoal e direto com e entre os egressos. Dos 120 egressos localizados foram devolvidos; devidamente preenchidos; 71 questionários. Os dados coletados foram organizados em quadros-síntese que reúnem as informações coletadas e são analisados à luz de autores nacionais e estrangeiros que abordam a temática da formação e profissionalização docente e que forneceram o apoio teórico para a pesquisa: Nóvoa; Garcia; Enguita; Ozga & Lawn; Apple; Huberman; Marin; Giovanni; Guarnieri; entre outros. Os resultados obtidos não permitem afirmar que a formação recebida por esses egressos tenha sido melhor que a oferecida por outros cursos também existentes à época. Apesar das referências feitas pelos egressos do CEFAM de São Miguel Paulista à formação recebida e à própria trajetória profissional serem essencialmente positivas; e em que pese a constatação de que a grande maioria deu continuidade aos seus estudos acadêmicos; permanecendo na carreira do magistério; ou ainda que; em sua maioria; encontram-se efetivos nas redes municipais e estadual; sendo aproveitados da maneira como o próprio projeto previa; ou seja nas redes publicas de ensino – não parece ser possível afirmar que o fato de ser formado no CEFAM dá a esses egressos uma marca diferenciada…

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/SP/EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 5.01 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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