Trajetórias De Formação De Professores/As De Geografia: Interfaces Com O Saber-Ensinar – Francisco Das Chagas Rodrigues Da Silva

Trajetórias De Formação De Professores/As De Geografia: Interfaces Com O Saber-Ensinar – Francisco Das Chagas Rodrigues Da Silva
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Resumo:

O objeto do presente estudo compreende as trajetórias de formação de professores/as de Geografia e suas implicações no processo de aprendizagem do saber-ensinar; tendo por objetivo: caracterizar as trajetórias de formação de professores/as de Geografia; revelar as marcas do processo de escolarização na formação pessoal/profissional de professores/as de Geografia; identificar experiências vivenciadas nas trajetórias de formação de professores/as de Geografia que favoreceram e contribuíram sigficativamente para a aprendizagem do saber-ensinar; e analisar possíveis relações entre as trajetórias de formação de professores/as de Geografia e a aprendizagem/ressignificação do saber-ensinar. Assim; do ponto de vista teórico-conceitual o estudo foi desenvolvido basicamente sob dois eixos: o primeiro compreende reflexões sobre a formação do professor e a aprendizagem do saber-ensinar; construídas a partir das formulações de autores/as como Bolívar (2002); Brito (2006a; 2006b; 2007a; 2007b); Goodson (2000); Guarnieri (2005); Holly (2000); Huberman (2000); Imbernón (2000); Mendes (2006; 2007); Mizukami (1995); Mizukami et al. (2002); Nono & Mizukami (2006); Nóvoa (2000); Saveli (2006); Tardif (2000; 2008); Tardif & Raymond (2000); entre outros. O segundo eixo teórico compreende reflexões acerca do ensino e da formação do professor de Geografia; desenvolvidas com base nas contribuições de Callai (2003; 2002; 2001); Cavalcanti (2006; 2002); Kaercher (2006; 2004; 2003a; 2003b); Katuta (2008); Oliveira (2001); Pontuschka (2007; 1999); Vesentini (2007; 2006a; 2006b; 2001); entre outros. Do ponto de vista metodológico; trata-se de pesquisa qualitativa; do tipo Narrativa ou Autobiográfica (CHENÉ; 1988; FERRAROTTI; 1988; GALVÃO; 2005; JOSSO; 2004; REIS; 2008; SOUZA; 2006; entre outros). Os sujeitos e o contexto do estudo compreenderam professores/as de Geografia que atuam em escolas públicas da rede estadual de ensino no município de Teresina/PI. Os dados da pesquisa foram produzidos com base num questionário para identificar o perfil acadêmico-profissional dos/as interlocutores/as e em narrativas autobiográficas escritas acerca das trajetórias de formação dos/as professores/as. A análise dos dados consistiu numa análise descritiva e interpretativa do conteúdo das narrativas produzidas pelos/as professores/as; considerando três Unidades de Análise Temáticas: trajetória de formação pré-profissional; trajetória de formação acadêmico-profissional e trajetória profissional. Em linhas gerais; o estudo permitiu concluir que: as trajetórias de formação dos/as professores/as mantêm uma estreita relação com o processo de aprendizagem do saber-ensinar; à medida que as experiências formadoras vivenciadas ao longo dos itinerários formativos e de prática profissional implicam diretamente nas formas de ser professor/a e de ensinar Geografia; as experiências formadoras vivenciadas pelos/as professores/as no contexto das trajetórias de formação configuraram-se como experiências singulares de formação e aprendizagem do trabalho docente; a formação e a aprendizagem do saber-ensinar do/a professor/a compreende um processo que se dá ao longo da vida; compreendendo; entre outras; experiências formadoras vivenciadas em diferentes contextos; em especial no contexto da trajetória escolar; do curso de formação inicial e da prática profissional docente; e que a formação do/a professor/a; inicial e continuada; deve considerar as trajetórias de formação e suas implicações no processo de aprendizagem do saber-ensinar; problematizando as marcas dos percursos formativos na constituição dos modos de ser e fazer docente.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: FUFPI/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2010
  • Tamanho: 967.60 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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