Trajetórias De Escolarização De Sujeitos Em Contextos De Rua – Viviani Ayroso May

Trajetórias De Escolarização De Sujeitos Em Contextos De Rua – Viviani Ayroso May
Acessar

Resumo:

Este trabalho trata da trajetória de escolarização de pessoas em contextos de rua que no período da pesquisa encontravam-se abrigados na Associação Vida Nueva; localizada no Município de Palhoça (SC). Essa Associação é uma comunidade religiosa que acolhe homens em situação de risco. Além de moradia; esses homens recebem tratamento médico; psicológico e orientação religiosa. Investiguei a significação dada à escola na vida desses homens e os principais marcos que configuram os contextos de rua desses sujeitos. Tratei de identificar os espaços de socialização vivenciados por eles e as violências experimentadas nos contextos de rua com a pretensão de sistematizar suas trajetórias de escolarização e conhecer os sentidos e significados atribuídos ao processo de aprendizagem; entrelaçando experiências do tempo de rua. A pesquisa configura-se como etnográfica; pois na condição de psicóloga acompanhei essas pessoas a partir do segundo semestre de 2007 e durante o ano de 2008 em atividades terapêuticas como oficinas e conversas como dispositivos para sua reinserção na sociedade. O grupo pesquisado compõese de três homens adultos com idades entre 30 e 50 anos; nascidos entre as décadas de 50 e 60 do século XX. Nesse cenário; procurei compreender o percurso escolar dessas pessoas. No decorrer do trabalho busquei apontar o trajeto percorrido por esses homens. Faço referência a sujeitos em contextos de rua; pois suas trajetórias são marcadas por deslocamentos e passagens por instituições e a rua aparece como uma possibilidade de moradia. Transito pelas experiências de violências; e a escola é apresentada como um lugar que não acolhe a todos em sua legitimidade. A rua; por sua vez; apresenta uma dinâmica que favorece a liberdade; proporcionando múltiplas possibilidades de convívio e aprendizagem.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UDESC/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2010
  • Tamanho: 6.73 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: