Trajetórias De Adultos Pouco (Não) Escolarizados Em Uma Sociedade Letrada – Jociana Santos Vieira Morais

Trajetórias De Adultos Pouco (Não) Escolarizados Em Uma Sociedade Letrada – Jociana Santos Vieira Morais
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Resumo:

O foco desta pesquisa são adultos pouco (ou não) escolarizados que estão inseridos em práticas sociais de leitura e escrita e; agregado a isso; a linguagem matemática. Em decorrência; o objetivo deste trabalho é apresentar uma discussão sobre o que ocorre com esses sujeitos que vivem numa sociedade letrada; na qual as práticas escritas são muito valorizadas; procurando analisar a participação desses adultos em diferentes práticas de numeramento-letramento fora do contexto escolar; articulando com a prática escolar de numeramento. Em seu dia-a-dia; sabemos que essas pessoas estão inseridas em práticas de numeramento-letramento e apresentam linguagens específicas para expressar conhecimentos matemáticos que; na maioria das vezes; são diferentes da prática de numeramento escolar que tem como alicerce a linguagem formal da matemática. A partir dos relatos desses sujeitos sobre suas trajetórias de vida; escolhemos alguns eixos para delinear nosso trabalho; procurando estabelecer relações entre a escolarização; o gênero; a migração da zona rural para urbana; e a participação dos sujeitos da pesquisa em práticas de numeramento-letramento. Algumas questões serão abordadas no sentido de provocar uma reflexão; ou seja; um novo olhar para essas pessoas que de alguma maneira; sobrevivem nessa cultura escrita dominante. Para entender tal cultura; buscamos os aspectos históricos da alfabetização em alguns países de cultura ocidental e do Brasil; chegando ao conceito mais moderno de letramento e; conseqüentemente ao conceito de numeramento. Optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa que; segundo Goldenberg (1997); possibilita criatividade e flexibilidade para explorar os possíveis caminhos para a análise; recorrendo a alguns elementos da História Oral; como método de pesquisa; que é bastante significativa para a Educação Matemática; segundo Garnica (2004).

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: USF/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2007
  • Tamanho: 2.27 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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