Trajetória, Saberes E Experiências No Contexto De Formação Do Técnicos Agrícolas Do Instituto Federal Do Amazonas – Campus Manaus – Zona Leste – Jônatas Tavares Da Costa

Trajetória, Saberes E Experiências No Contexto De Formação Do Técnicos Agrícolas Do Instituto Federal Do Amazonas – Campus Manaus – Zona Leste – Jônatas Tavares Da Costa
Acessar

Resumo:

Este estudo tem como propósito verificar de que modo o Campus Manaus Zona Leste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas trata dos saberes regionais, das vivências e dos conhecimentos que seus alunos trazem ao chegar à Escola, especificamente os alunos oriundos dos municípios do interior do Estado do Amazonas. Nesse propósito procurou-se conhecer sobre a instituição de ensino, sua história e sua dinâmica de funcionamento, bem como saber sobre a realidade do interior do Amazonas, seus hábitos e sua cultura. Para isso, foi aplicado um questionário junto a 18 alunos, representantes de 18 pólos regionais do Amazonas. Esses alunos participaram também de entrevistas em grupo, com o intuito de aprofundar as questões levantadas no questionário. Utilizou-se também de um questionário que foi respondido por 08 docentes. A pesquisa foi complementada com a análise de documentos da Escola, como diários de classe, calendários escolares e conteúdo programático das disciplinas. Aplicados os instrumentos de pesquisa, verificou-se que o Campus Manaus Zona Leste não desenvolve atividades que estimulem o uso dos saberes e das experiências de seus alunos, entretanto, encontra-se na Escola professores que fazem uso desta prática como forma de ensino, aproveitando dos conhecimentos trazidos pelos estudantes para melhor desenvolver as atividades em sala de aula.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFRRJ/EDUCAÇÃO AGRÍCOLA
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2010
  • Tamanho: 2.59 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: