Trajetória Docente Na Educação Superior: O Olhar Do Profissional De Mercado – Daniela Kruger Stamm

Trajetória Docente Na Educação Superior: O Olhar Do Profissional De Mercado – Daniela Kruger Stamm
Acessar

Resumo:

O presente estudo busca resposta para a seguinte problemática: Como se constitui a trajetória docente na educação superior de profissionais que atuam no mercado de trabalho; na profissão de sua formação superior? A discussão gira em torno do significado atribuído pelo professor ao seu trabalho docente. A metodologia da pesquisa é de natureza quantitativa e qualitativa; no trato da análise dos dados obtidos através de questionário semi-estruturado. Os pressupostos teóricos e metodológicos se baseiam nos seguintes autores: Arroyo (2000); Dubar (1997); Loureiro (2001); Nóvoa (1995); Perronoud (2002); Pimenta e Anastasiou (2002); Tardif (2002); Richardson (1999); Rauen (2006); entre outros. A pesquisa foi desenvolvida em uma Faculdade de Tecnologia da rede privada da cidade de Joinville – SC. Os sujeitos deste estudo são profissionais de mercado que atuam como docentes nesta Instituição de Ensino Superior. Os resultados apontam que a possibilidade de mais uma carreira e o aprimoramento pessoal influenciaram o ingresso dos profissionais de mercado na educação superior; permitido pelo avanço da mesma em todo o território nacional. O domínio do conteúdo específico da área de atuação dos profissionais de mercado; bem como o aperfeiçoamento pedagógico constante; são considerados como responsabilidades do professor; detectados através do estudo proposto. De acordo com os resultados obtidos pela análise dos dados da pesquisa; além destes profissionais possuírem capacitação para o exercício da docência através de cursos de pós-graduação; especialmente em Metodologia para o Ensino Superior; enfrentam desafios pedagógicos e metodológicos nas relações entre estratégias de ensino e conteúdos curriculares; com o pensamento fortemente voltado à esfera produtiva. Quanto à dimensão afetiva na constituição do significado atribuído à prática docente; ao trabalharem com a diversidade da sala de aula; afirmam que utilizam as experiências vivenciadas no mercado de trabalho e carregam uma herança que reflete o que aprenderam enquanto seres sociais e culturais. Há uma preocupação com o qualificar-se para dominar saberes e métodos na tentativa de adequar sua função social aos novos tempos; tecnologias e conhecimentos.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNIVALI/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 529.36 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: