Trajetória Do Estudante De Escola Pública Nas Faculdades De Letras Do Grande Abc – Jean De Oliveira Ferreira

Trajetória Do Estudante De Escola Pública Nas Faculdades De Letras Do Grande Abc – Jean De Oliveira Ferreira
Acessar

Resumo:

O presente trabalho investigou a trajetória de estudantes formados em escolas públicas do ensino médio que ingressaram em uma Faculdade de Letras de uma Universidade Privada da Região do ABC e formaram-se entre os anos de 2009 e 2010. Estes alunos pesquisados não são beneficiados pelo programa de inserção social criado pelo Governo Federal chamado Programa Universidade para Todos – PROUNI. Buscou-se compreender os ganhos e dificuldades na trajetória desses alunos advindos da escola pública no curso superior. Pudemos entender a relação existente entre os conhecimentos vividos na Região e a escolha feita pelo curso de letras, conhecer o perfil dos alunos e suas perspectivas profissionais que existiam antes de ingressarem no curso e as que passaram a existir depois do curso superior. Para analisar a trajetória desses sujeitos, coletamos os dados utilizando como instrumento o questionário, com questões abertas e fechadas, aplicado em 28 alunos. Fizemos uma análise quantitativa, no sentido de caracterizar os sujeitos da pesquisa, e qualitativa, no sentido de colher desses sujeitos opiniões sobre o tema em questão. Os autores que utilizamos estão vinculados às questões abordadas no conteúdo do trabalho.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/SP/EDUCAÇÃO (CURRÍCULO)
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2010
  • Tamanho: 871.15 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: