Trajetória De Estudos De Uma Professora Para Para Compreender A Produção Do Ideário De Inclusão Em Um Modelo Social Excludente – Cristina Silva Dos Santos

Trajetória De Estudos De Uma Professora Para Para Compreender A Produção Do Ideário De Inclusão Em Um Modelo Social Excludente – Cristina Silva Dos Santos
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Resumo:

A presente dissertação traz como objeto de estudo o modo de produção do ideário de inclusão no contexto de exclusão social. Para tal estudo, propôs-se como objetivo estudar o contexto histórico do século XX, bem como analisar a produção de documentos internacionais e nacionais, que estão norteando a. concepção de inclusão social e escolar, e seus reflexos na prática pedagógica do docente da educação superior no processo de formação inicial de professores. A pesquisa busca subsidiar-se em autores que orientam discussões históricas e dialéticas, cujos principais interlocutores são: Saviani (1984), Garcia (1998; 2001; 2004a; 2004b; 2005; 2006;), Kassar (1998; 2001; 2004), Bueno (1999), Frigotto (2001), Cury (2002; 2005a; 2005b), Hobsbawm (1977, 2002, 2005), Caiado (2003), Antunes (2005), Bueno et M. (2005). Para tal, adotamos o estudo bibliográfico constituído em quatro momentos: uma breve retomada histórica de clássicos da educação – Convénio, Pestalozzi e Montessori – para mostrarmos como o ideário de educação inclusiva se apresenta na sociedade capitalista, estudo bibliográfico sobre a configuração do século XX e a produção da exclusão com o objetivo de compreender o contexto em que foi produzida a idéia de inclusão, levantamento dos documentos internacionais e nacionais que tratam da educação, produzidos a partir da década de 40 do século XX, e, estudo documental internacional e da legislação brasileira, apresentados por autores brasileiros em periódicos da área de educação e textos apresentados nas Reuniões da ANPEd – Grupo de Trabalho – Educação Especial (GT – 15). O estudo está baseado na contradição entre as relações de inclusão e exclusão estabelecida pelo homem na sociedade. Diante dessa contradição, faz-se necessário compreendermos melhor o conceito de educação inclusiva, bem como discutir as possibilidades reais de desenvolvimento da educação inclusiva que possa subsidiar a prática pedagógica do docente da educação superior no processo de formação inicial de professores.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UEM/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 1.04 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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