Trajetória De Educadores Ambientais: Revelando Os Caminhos Trilhados – Luciana Falcon Cassini

Trajetória De Educadores Ambientais: Revelando Os Caminhos Trilhados – Luciana Falcon Cassini
Acessar

Resumo:

Tivemos como objetivo principal deste estudo, responder a seguinte questão: Quem são e como se formam os Educadores Ambientais? Para tal, lançamos mão de suas histórias de vida, com foco em suas trajetórias de formação em Educação Ambiental. Coletamos e olhamos para essas histórias, a partir do método materialista histórico dialético de interpretação da realidade, e, sob a luz da perspectiva crítica, transformadora e emancipatória da Educação Ambiental. De acordo com o referencial metodológico, estabelecemos como categoria simples, síntese de múltiplas determinações, os condicionantes sócio-históricos de constituição da Educação Ambiental, pois, através deles – o pano de fundo da formação dos sujeitos Educadores Ambientais – pudemos compreender como se deram seus processos de formação. Pelo estudo, ficou claro que os Educadores Ambientais inserem-se, na área, por diversas portas de entrada, mas motivados, basicamente, pela vontade de transformação das contradições presentes na sociedade moderna capitalista. Eles optam pela Educação Ambiental, como instrumento para agir e transformar esta realidade contraditória e insatisfatória, tanto do ponto de vista ambiental como social, e o maior foco em um ou outro desses pontos de vista, é o que define a concepção de Educação Ambiental que apresentam em seus discursos e prática educativa. Para a atuação e constituição como Educadores Ambientais, buscam formação em diversos espaços, e estes coincidem com seus próprios espaços de atuação, caracterizando uma formação em Educação Ambiental como práxis educativa.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNESP/BAU/EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA
  • Área de Conhecimento: INTERDISCIPLINAR
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2010
  • Tamanho: 1.92 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: