Tragédia Na Sala De Aula – Um Estudo De Práticas De Teatro Na Educação De Jovens E Adultos – Márcio Silveira Dos Santos

Tragédia Na Sala De Aula – Um Estudo De Práticas De Teatro Na Educação De Jovens E Adultos – Márcio Silveira Dos Santos
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Resumo:

A presente dissertação tem por base estabelecer reflexões acerca do trabalho desenvolvido nas práticas de teatro na sala de aula com alunos do Programa EJA – Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Arthur Ostermann, no Município de São Leopoldo, na região do Vale dos Sinos, Estado do Rio Grande do Sul. Procuro estabelecer conexões dessas práticas com a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e o conceito de Tempos Líquidos, de Zygmunt Bauman. As atividades foram realizadas através de jogos espontâneos e protagonizados, visando o desenvolvimento dos potenciais criativos dos alunos, e a reflexão sobre os potenciais destrutivos da sociedade. As práticas são divididas em duas ramificações: o Teatro Jornal, de Augusto Boal e o exercício de escrita dramática a partir da contextualização das tragédias gregas. Uma tem ligação com a outra, tendo em vista que a partir das improvisações teatrais surgiram necessidades de discutir os fatos vigentes. Estes fatos, a maioria publicados em jornais, foram considerados pelos alunos como tragédias, o que despertou em alguns a pesquisa a partir dos textos trágicos do teatro grego, que consistiu na leitura em específico das peças Édipo Rei e Antígona, de Sófocles, desencadeando assim uma contextualização de determinadas obras.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFRGS/ARTES CÊNICAS
  • Área de Conhecimento: ARTES
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2010
  • Tamanho: 4.49 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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