Tradição E Contradição: A Naturalização Do Rock No Brasil – Tiago Hermano Breunig

Tradição E Contradição: A Naturalização Do Rock No Brasil – Tiago Hermano Breunig
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Resumo:

O objetivo do presente trabalho consiste em analisar anacronicamente os processos de deformação promovidos pelo rock brasileiro dos anos 1970 a partir da formação de caracteres musicais constitutivos de uma musicalidade brasileira elaborada; sobretudo; a partir do pensamento marioandradiano. O rock brasileiro incorpora convenções musicais e discursivas que informam a representação da MPB; nas quais se pode reconhecer uma especificidade musical brasileira configurada por paradigmas consensualmente relacionados com uma concepção de brasilidade musical. O interesse do trabalho recai nos sentidos produzidos pela incorporação de caracteres preestabelecidos nos discursos acerca do que se compreende como nacional no processo de naturalização do rock no Brasil dos anos 1970. Os discos de rock gravados no Brasil entre 1969 e 1979 constituem os restos materiais de uma atividade cultural e representam os germes de uma narrativa que contraria a demanda por um sentido de unidade nacional.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFSC/LITERATURA
  • Área de Conhecimento: LETRAS
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 7.74 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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