Trade Marketing: Um Estudo De Casos Sobre As Práticas No Brasil – Thaiza Pontes Portella

Trade Marketing: Um Estudo De Casos Sobre As Práticas No Brasil – Thaiza Pontes Portella
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Resumo:

O termo “trade marketing” é bastante comum entre as indústrias de bens de consumo e a sua aplicação se dá por um departamento que fica alocado entre as áreas de marketing e vendas. Entretanto; entre as empresas não há muita coesão no entendimento deste conceito nem nas práticas utilizadas; e são esses os motivos para a realização deste estudo. A ausência de uniformidade no conceito; e a escassez de referencial teórico sobre o tema; justificam a escolha da metodologia de estudo de múltiplos casos. Para tal; foram escolhidas quatro empresas de bens de consumo; que já adotam o conceito há mais de três anos e possuem distribuição de seus produtos em todo o território brasileiro. A pesquisa sugere algumas proposições que deverão ser confirmadas em futuros estudos como: o conceito de trade marketing está evoluindo em direção a um posicionamento mais estratégico; parte das funções exercidas pelo departamento de trade markeitng começam a migrar para outras áreas de suporte comercial; e o próprio termo “trade marketing” começa a ser substituído por novas nomenclaturas.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC-RIO/ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
  • Área de Conhecimento: ADMINISTRAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 142.00 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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